(27) 3325-0784 | WhatsApp: 99238-7458

17 de Abril de 2017

Como se preparar para uma cirurgia plástica?

Como se preparar para uma cirurgia plástica?

compartilhe:

Quem pretende realizar uma cirurgia plástica deve se atentar a uma série de cuidados especiais que vão desde a cautela com a alimentação até a importante escolha do cirurgião plástico

A decisão de fazer uma cirurgia plástica está tomada. Mas, até lá, como se preparar? Algumas instruções devem ser seguidas até o dia da internação e, dependendo do tipo de intervenção, a preparação pode levar dias ou meses para que o paciente esteja pronto. Afinal, a saúde e o bem-estar emocional são fundamentais para uma cirurgia bem-sucedida e um pós-operatório tranquilo.

De acordo com o cirurgião plástico Fábio Zamprogno, há uma série de recomendações para quem pretende mudar o visual, mas a primeira e mais importante é a escolha do médico. “A cirurgia plástica é um procedimento cirúrgico e exige cuidados específicos. Por isso, escolher com atenção o cirurgião aumenta as chances de sucesso da operação”, explica.

Para escolher um bom profissional é preciso verificar se ele possui registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), se sua especialidade é realmente a cirurgia plástica e se ele integra a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Depois, é fundamental buscar referências com pessoas que já realizaram cirurgias com o médico.

Com a escolha definida, o paciente deve agendar uma primeira consulta para fazer a avaliação e conversar sobre o pré e pós-operatório e sobre os riscos da intervenção. “O profissional deve estar preparado para tirar todas as dúvidas do paciente e orientar a melhor escolha, como tamanho e formato das próteses, o número de intervenções por cirurgia, entre outros detalhes. A experiência do profissional é fundamental para evitar que o paciente faça escolhas equivocadas, que possam interferir no resultado ou comprometer o aspecto desejado”, completa Zamprogno.

Recomendações gerais

Após a consulta, é preciso iniciar a preparação para o procedimento. “Para os fumantes, por exemplo, deixar o cigarro de 15 a 30 dias antes é imprescindível, pois o fumo interfere na cicatrização e prejudica os resultados”, alerta o médico. Já o consumo de determinados medicamentos, como os para emagrecer, também pode representar uma ameaça. Segundo Zamprogno, é preciso evitar esse tipo de remédio por um período entre 15 e 20 dias antes do ato cirúrgico.

Depois de conversar com o cirurgião, ele indicará exames de rotina, como de sangue, avaliação de risco cirúrgico e ultrassonografia (dependendo da cirurgia), que devem ser apresentados ao médico em uma segunda consulta. “Em casos determinados, podem ser solicitados outros exames ou cuidados específicos com o corpo que podem ajudar”, destaca Zamprogno.

De uma forma geral, a recomendação é manter uma dieta equilibrada no período que antecede a cirurgia, não se expor ao sol e ter muito cuidado com a automedicação. “Há pessoas que tomam medicamentos há tantos anos que acabam se esquecendo de informar ao médico, como hipertensos ou diabéticos. Outros acham que, por estarem tomando remédios homeopáticos ou naturais, não precisam se preocupar. Em ambos os casos, omitir a informação pode prejudicar”, finaliza Zamprogno.

O preparo para cada tipo de cirurgia:

Cirurgia plástica pós-bariátrica (pós-redução de estômago): Em alguns casos, é importante a administração de vitaminas, proteínas e outros elementos e substâncias que possam estar com a absorção prejudicada em função da cirurgia de redução de estomago. Pacientes que vão se submeter a essa cirurgia precisam de um acompanhamento e uma avaliação mais criteriosa do médico.

Prótese de mama: O pré-operatório exige uma avaliação do histórico familiar com relação a casos de câncer de mama. Em algumas situações, é necessário um ultrassom ou mamografia para avaliar se há a presença de algum nódulo que mereça ser investigado. Nos poucos dias que antecedem a operação, a atenção com a alimentação deve ser redobrada, sendo aconselhável comer bastante fibra. A partir da véspera, recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas e não fazer uso de cremes corporais.

Cirurgias faciais (pálpebras, orelha, face): No caso das cirurgias faciais, a maquiagem deve ser evitada no dia anterior.

Pacientes hipertensos: Pacientes hipertensos que usam medicamento diário precisam procurar o médico com antecedência de pelo menos 20 dias antes de se submeterem a uma cirurgia plástica. Isso porque, na maioria dos casos, é necessário fazer um ajuste na dosagem da medicação, já que a ansiedade no período que antecede a cirurgia costuma causar alteração na pressão arterial.

Pacientes fumantes: É imprescindível deixar o cigarro de 15 a 30 dias antes do procedimento. O fumo interfere na cicatrização e prejudica os resultados.

Dicas gerais:

- Informe ao seu médico se faz uso de algum medicamento de uso contínuo
- Seja sincero nas respostas quanto ao seu estado de saúde física e psicológica
- Ouça com atenção as recomendações para o pré-operatório e siga-as corretamente
- Informe-se antecipadamente sobre a cirurgia que pretende se submeter, converse com seus familiares e tire todas as dúvidas com seu médico
- Conheças as cicatrizes que serão deixadas de acordo com a cirurgia que se submeterá
- Esteja seguro da decisão tomada. Caso contrário, talvez seja melhor amadurecer a ideia
- Escolha uma data tranquila para que possa se submeter à cirurgia, inclusive para que o pós-operatório seja totalmente satisfatório
- Um dia antes da cirurgia: não use hidratantes, óleos corporais, maquiagem e não pinte as unhas. Alimente-se com comidas leves para evitar mal-estar ou vômitos no pós-cirúrgico e não faça uso de bebidas alcoólicas
- No dia da cirurgia: não use anéis, pulseiras, colares, brincos ou qualquer outra joia ou bijuteria, faça o jejum recomendado e vá acompanhado

compartilhe: